A complexidade do agenciamento de cargas

O agenciamento de carga vem evoluindo expressivamente. As empresas agenciadoras estão passando por reestruturações para atender as demandas do setor e principalmente se destacarem diante da grande concorrência.

Neste sentido, os agenciadores que acompanham as transformações do mercado vêm ampliando seu mix de serviços, desenvolvendo eficientes projetos logísticos e investindo principalmente em tecnologia para redução de custos e tempo nas operações e ganhos em produtividade e segurança para seus clientes embarcadores.
Mas o que significa o agenciamento de carga e como funciona?
O agenciamento de carga não é um processo simples, envolve diversos fatores. Uma empresa agenciadora tem a função de intermediar o processo logístico do seu cliente, desenvolvendo soluções baseadas em rotinas já existentes ou elaborar novos projetos que otimizem o processo do cliente. Para que isso aconteça, o embarcador deve fornecer todas as informações possíveis sobre a mercadoria a ser transportada, distribuída e/ou armazenada. Todos os detalhes têm grande importância, porque essas rotinas são planejadas em seus mínimos aspectos, para que todo o processo logístico ocorra perfeitamente em todas as suas etapas.
Projeto e execução da logística
Nem todos os agenciadores de carga possuem frota própria de transporte em todos os modais, mas de qualquer forma são responsáveis por toda e qualquer falha de seus parceiros e, por isso, devem acompanhar tudo minuciosamente e escolher empresas de extrema confiança e capacidade para execução do projeto logístico do seu cliente, sob pena de responderem por danos, avarias e atrasos nos embarques, transportes e entregas das cargas. Todo o processo é sistemático, se uma de suas etapas não ocorrer de forma correta ou esperada, irá interferir em todas as outras.
Mesmo que a empresa agenciadora disponha da mais alta tecnologia, o processo é complexo pelo fato de envolver diversas etapas que envolvem diferentes executores. Justamente por conta desta complexidade do processo, a figura do agente de carga é de extrema importância e principalmente o seu know how. O agenciador de carga atua como consultor, projetando, acompanhando a execução para que tudo aconteça perfeitamente do início ao fim.

1
×
Olá! Como podemos ajudar hoje? Clique no ícone abaixo e vamos conversar.