Como este momento pode acelerar a inovação nas empresas?

O blockchain é uma destas inovações e já é realidade para a Kodex Express.

O cenário é de extrema incerteza no futuro e de uma única certeza no presente: a de que é necessário reinventarmos nossos modelos de negócio e, mais do que nunca, observarmos as tecnologias disponíveis que podem somar no processo de inovação. É o momento também de testar serviços, produtos e tecnologias que colaborem com o processo de digitalização na sua empresa.

Por isso, estratégias de inovação e inclusão de startups digitais estão ganhando espaço nas empresas que visam agilidade, segurança, praticidade e desburocratização na rotina de trabalho.

Este artigo tem o objetivo de expor uma nova tecnologia que vem sendo usada pelas empresas dos mais variados setores. A tecnologia blockchain surgiu em 2008 para validação da rede Bitcoin e, em 2015, a plataforma Ethereum possibilitou outras funcionalidades ao sistema, como por exemplo, a validação de dados, autenticação de documentos, contratos, prova de autenticidade, entre outros serviços, tudo de forma 100% segura. Em resumo, as assinaturas feitas através da tecnologia blockchain substituem as de cartórios e tabelionados, obtendo-se a mesma legitimidade, podendo ser realizadas através do computador ou aplicativo no celular.

A nossa empresa, a Kodex Express, já utiliza o sistema e o resultado obtido até o momento demonstra agilidade no serviço com clientes e fornecedores. Tanto empresa, como pessoa física podem ter acesso ao sistema através de um simples cadastro. Após a realização deste registro de pessoa jurídica, a empresa pode incluir o cadastro de fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores para que todos possam fazer uso do sistema, auxiliando na agilização do processo. A Dautin Blockchain é uma das empresas que oferece de forma segura este serviço, abaixo, a startup explica, de forma prática um pouco mais sobre esta tecnologia:

Autenticação: conhecido também como geração de prova de autenticidade para documentos em formato digital. Um blockchain público pode ser usado para comprovar, através de um carimbo de tempo, que um documento em formato digital realmente existe. Vários documentos, incluindo declarações, desenhos, trabalhos acadêmicos, certificados, relatórios, propostas, pedidos, arquivos de áudio e vídeo, imagens, entre outros podem ter sua prova de autenticidade gerada.

Registro de Contrato: funciona como uma assinatura de contrato convencional, ou seja, signatários, que devem estar previamente cadastrados no sistema e terem realizado sua identidade blockchain, aceitam os termos e cláusulas correspondentes a este tipo de serviço e são alocados no contrato. Logo após essa etapa, o arquivo que corresponde ao contrato físico é carregado no sistema. Os signatários informados recebem uma requisição de assinatura no app do sistema, que deve ter sido previamente instalado em seu smartphone. Após todos os signatários terem recebido e terem fornecido o aceite, o contrato é registrado no blockchain que retorna o código da transação.

O COVID-19 está provocando novos comportamentos e hábitos de consumo na sociedade, o que nos impossibilita de prever o futuro, mas nos dá a oportunidade de criá-lo. Nós somos responsáveis por criar soluções que curem as dores de nossos clientes neste “novo normal” que se constrói. Comece as mudanças que você deseja no mundo pela sua empresa!

Para saber mais sobre a validade jurídica da autenticação e assinatura de documentos, clique aqui e acesse o PDF com mais informações.

Mais informações sobre a tecnologia: https://www.dautin.com/

1
×
Olá! Como podemos ajudar hoje? Clique no ícone abaixo e vamos conversar.